"A DANÇA É UM DOM DOS DEUSES.

         ELA DEVE SER CONSAGRADA AOS DEUSES QUE A CRIARAM.                

                                                                                                             PLATÃO"

  


BAILADO CIGANO
CASA ESTRELAS CIGANAS
MESTRA DE BAILADO DALILLÁ FERRARI

 

DALILLÁ FERRARI tem mais de 33 anos na arte do bailado.

Iniciou seus estudos dentro da tradição cigana de sua família aos 6 anos e aos 13 começou a dar aulas profissionalmente.


"O bailado conforme ela mesma diz é a arte que nos conecta a Deus. Quando bailamos desenhamos nosso símbolo sagrado ( nosso yantra ) com os movimentos do corpo que realizamos. Nosso corpo se transforma em um instrumento musical que vibra conforme a intenção que pontuamos ao fazê-lo com nossa alma e coração. Nada substitui a sensação intensa e única de conexão com o grande universo como a que temos ao realizar o bailado com a alma. E é isso que praticamos na Casa Estrelas Ciganas, o bailado da corpo, coração, alma e espírito. Pois acreditamos que todo ser humano  tem um instrumento musical  dentro de si e que uma vez que isso seja compreendido e interiorizado  não será jamais esquecido e o levará a bailar sempre em plena comunhão com seu Deus para ajudá-lo a ser feliz nessa vida."


No bailado cigano encontramos a magia, a paixão, a intensidade, o pulsar da terra agindo em várias esferas:


  • União cultural e respeito:

O Bailado Cigano nos faz sentir intensamente as emoções, pois para nós, ciganos, mais do que dançar com o corpo, bailamos com a alma e com a pulsação de nosso coração. Utilizamos os elementos culturais que atravessaram séculos, passando por influências da Índia, Grécia, Itália, Hungria, França, Espanha, entre outras, consolidando na música a união de várias nações, e transmitindo uma grande e mágica energia.

  • Saúde física:

Para nosso corpo, sabemos da importância de praticarmos exercícios físicos, auxiliando na prevenção e/ou recuperação de nossa saúde.

A rotina de atividades físicas auxilia no fortalecimento do tônus muscular, da flexibilidade, de ossos e articulações, atua na correção postural e contribui para melhora da capacidade cardiorespiratória, diabetes, obesidade, problemas de pressão arterial, diminuição dos níveis de estresse, além de tantos outros benefícios. 

  • Terapia

Como terapia, o Bailado Cigano promove, além da socialização, o autoconhecimento, a conscientização corporal, a positivação e aumento da auto-estima, escolha certa para alcançarmos a afirmação de nossa individualidade.

Mais do que um vínculo profissional, a amizade e o carinho que permeiam as aulas permitem o estreitamento da relação professora-aluna, de tal forma que sentimos construir uma grande família. 

Promovendo a centralização do corpo, mente e espírito e na realização de algo que nos dá prazer e alegria, nossa dança contribui para o desbloqueio psicológico e emocional.

Trabalha também tanto as energias negativas como medo, ansiedade, insegurança, como também as positivas como iniciativa, vitalidade, força vital, equilíbrio, sensualidade e liberdade. 

Se utilizada o lúdico na metologia do ensino do bailado da Casa Estrelas Ciganas para conscientizar aos alunos o que significa realizar esse ou aquele movimento, o que se atrai e o que se trabalha com determinado movimento. 

  • Expressão Corporal

Nas aulas o trabalho de respeito a limite de cada aluno realizando exercícios que vão guiá-lo a seu desenvolvimento tanto em aula como conscientizá-lo para a sua vida do dia-a-dia é realizado através da análise da expressão corporal que é um dos pontos mais importantes na metodologia.

  • Magia e Sagrado

Associamos sempre aos quatro elementos - água, ar, fogo e terra - e criamos mais oportunidades para o desenvolvimento interior. O Bailado Cigano é nosso bem maior, pois retrata a leveza de nossa alma e permite a expansão de nosso ser. Ele é o encontro com o Sagrado. 

O bailado ensinado na Casa mantém a tradição de família aprendida por Dalillá Ferrari : agradecer aos deuses e o respeito aos antepassados. E principalmente o respeito a egrégora espiritual que é a base de todos os trabalhos nessa Casa Cigana através dos ensinamentos passados pelos mestres de luz dos 13 raios do acampamento cigano que existiu na Espanha iniciado em Sevilha e que terminou nas Ilhas Canárias, o Estrela do Amanhã.

Assim, o significado ancestral de cada elemento no bailado, cada estilo de música é explicado com profundidade para que cada indivíduo possa aprender a tocar a sua própria música para abençoar a sua vida no aqui e no agora.

Pois, uma vez que o ser humano esteja inteiro e bem com ele, conseguirá bailar em qualquer lugar, sozinho ou em dupla, trio, grupo para qualquer tipo de platéia.


Nosso corpo de bailado é formado por alunos de todas as idades e que amam verdadeiramente a arte do corpo em movimento.

Celebramos a força da vida através da magia e do mistério de nossa dança. No tilintar dos pandeiros, no girar das saias coloridas, nos movimentos delicados e harmoniosos com véus, xales, leques ou no vigor das castanholas, os espetáculos de dança são um convite à alegria e à liberdade de ser.


Atualmente na Casa Estrelas Ciganas 4 modalidades são ministradas dentro da tradição:

  • Bailado Cigano: Feminino e  Masculino        
  • Bailado Flamenco Cigano
  • Bailado Oriental Cigano

Temos no bailado além das aulas regulares:

  • Workshops - sob consulta
  • Aulas particulares - ver agenda abaixo de 2016
  • Regulares em grupo - ver agenda abaixo de 2016
  • Aulas para empresas - sob consulta
  • Avulsas dentro do horário das aulas regulares - ver agenda abaixo de 2016
  • Ensinamos pessoas que querem realizar o sonho de bailar  para seus familiares e amigos - sob consulta
  • Apresentação de bailado em eventos 


PROFESSOR ANGELO DIÁCOMO

PROFESSORA: LERUSKA VURDON

PROFESSORA: VIOLLETTY SANCHEZ

PROFESSORA COORDENADORA:  ROWENNA RAIZER

 


"Ó homem, ó mulher aprenda dançar!

Senão os anjos no céu não saberão o que fazer contigo!

Augustinus Santo Agostinho),  354 – 430 d.C."