O QUE É ARGILOTERAPIA?

 

A Argiloterapia, também conhecida como Geoterapia, pode ser definida como a arte de cuidar da saúde utilizando a argila como elemento-chave; é o uso da terra na medicina natural, para fins terapêuticos e de uso estético.

Há diversos tipos de argilas que podem ser usados na argiloterapia corporal e na argiloterapia facial:

ARGILA VERMELHA:A argila vermelha serve para hidratar e prevenir o envelhecimento da pele, reduzir medidas e age como anti-estressante.

ARGILA VERDE: A argila verde possui maior diversidade em elementos. É indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, combate edemas, é secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante.

ARGILA ROSA: É a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas, pois possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante.

ARGILA PRETA: É a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. A argila preta é muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas. Tem ação anti-inflamatória , antiartrósica, absorvente e anti-stress.

ARGILA AMARELA:Refrescar e desintoxicar a pele; hidratação e maciez; combate ao envelhecimento e estimula o rejuvenescimento; reduz possíveis inflamações em nossa pele; ajuda peles secas e frágeis, aumentando a elasticidade cutânea.

ARGILA ROXA:Rica em magnésio, induzindo a síntese de colágeno, essencial para manter a pele mais jovem: nutrição celular, ajuda na eliminação de toxinas, tensora e redução de medidas. 

ARGILA BRANCA: Além de tratamentos medicinais, a argila é usada em tratamentos estéticos para o corpo, pele e cabelo: Estimula o crescimento dos fios, pois atua na circulação, favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele e elimina bactérias e tem efeito calmante entre outros.

 




UM POUCO DE HISTÓRIA

 

O uso da argila remonta à época da mais antiga civilização, onde o homem já dispunha de três poderosas ferramentas de cura, jamais contestadas em sua eficácia em toda a história, sendo elas: as plantas, a água e a argila.

 

Vários documentos antigos testemunham que os médicos egípcios da época utilizavam a argila internamente no tratamento de inflamações e ulcerações. Utilizavam também a lama quente, proveniente do Nilo, para tratar problemas reumáticos.

 

Hipócrates (c.460-C, 377 a.C), médico grego considerado o "Pai da Medicina", utilizava a argila em seus tratamentos e ensinava seus discípulos como utilizá-la adequadamente.

Durante os ataques que sofreram dos EUA, vietnamitas e coreanos utilizavam o banho de argila para tratar queimaduras sérias, eliminando a dor e minimizando as cicatrizes.

Entre os povos de regiões quentes da China, Índia, Egito e América do Sul era comum praticar-se a geofagia – comer a terra – com o de combater a prisão de ventre, bem como prevenir qualquer tipo de problema do sistema digestivo.

Atualmenta argiloterapia tem sido bastante aplicada nos tratamentos estéticos faciais e corporais. Mas além da estética ela também é muito eficaz como tratamento medicinal.




BENEFÍCIOS

 

 

  • Ela tira a febre do organismo, tira dores, têm efeito calmante dos nervos e tem ainda, propriedades de recuperar células doentes e de extrair do organismo impurezas, purificando-o;
  • Possui efeito depurativo, refrescante, descongestionante, absorvente, cicatrizante, anti-inflamatório; 
  • Inúmeros outros. 

 

 

INDICAÇÕES

   

O argiloterapia pode ser usada em :

  • cataplasma;
  • compressa;
  • talco;
  • entre outros.

 

 

Argiloterapia na Casa Estrelas Ciganas




A Casa Estrelas Ciganas é filiada ao Sinaten – Sindicato dos Terapeutas Naturistas.
Dalillá Ferrari tem mais de 20 anos como terapeuta.

Os cursos ministrados no seu espaço são destinados a todos os que querem se desenvolvem para aplicar no seu dia-a-dia, como aperfeiçoamento como ser humano ou como formação para serem credenciados pelo Sinaten e exercer a atividade de terapeuta naturista.
A carga horária mínima para tirar a carteira corresponde a 10 cursos dentro do portfólio da Casa Estrelas.

A Casa Estrelas Ciganas trabalha com a argiloterapia em 3 linhas:

1.Consulta individual com hora marcada.

2.Curso de argiloterapia  em grupo conforme demanda ou individual. Grupos mínimos de 5 alunos aos finais de semana. Curso que faz parte da grade para o Sinaten.

3.Tratamento terapêutico: Tratamento é baseado no mapeamento energético dos 13 raios: total 16 sessões. Dentro deles a argiloterapia poderá ser aplicada conforme a necessidade do cliente. 

 

INVESTIMENTO E AGENDAMENTO