O QUE É AROMATERAPIA?

 

Atualmente é uma das praticas terapêuticas mais difundida, utilizada e aprovada no mundo. AROMATERAPIA é uma prática  terapêutica que utiliza-se das propriedades específicas dos óleos essenciais 100% puros, de origem vegetal e completos, para prevenção e tratamento auxiliar de sintomas físicos, psicológicos e energéticos, visando o bem estar geral do Ser humano e do meio em que vive. E uma terapia não convencional, que se destaca entre as terapias Naturistas.

AROMATERAPIA não é apenas o uso de aromas agradáveis, que muitas vezes são sintéticos ou adulterados, usados de forma aleatória sem atender as necessidades físicas e ou psicológicas. Não é apenas um cheirinho agradável, e deve atender uma serie de requisitos.

 

AROMATERAPIA tem que ser feita com muita responsabilidade e respeito pelo próximo e pela Natureza. Necessita de produtos adequados e profissionais qualificados com conhecimento e prática. Os produtos para AROMATERAPIA devem ser exclusivamente de origem vegetal. Deve ter origem assegurada para uso terapêutico, não conter nenhum aditivo químico que altere sua composição inicial, agrotóxicos e conservantes químicos.

 




UM POUCO DE HISTÓRIA

 

Embora o termo aromaterapia tenha sido empregado pela primeira vez no século XX, os princípios em que se baseiam remontam há tempos muito antigos. A Aromaterapia tem suas raízes nas mais ancestrais práticas para manutenção da saúde, pois as plantas
das quais hoje extraem os óleos essenciais já eram empregadas por milhares de anos mesmo antes de surgir a primeira técnica de destilação de óleos.

As propriedades das plantas foram sendo descobertas por meios aleatórios e com muita prática de acertos e erros pelas comunidades antigas.

Por exemplo, quando galhos de alguns arbustos ou árvores eram lançados ao fogo, a fumaça e os aromas que expeliam tornavam as pessoas sonolentas, alegres, excitadas, eufóricas e até mesmo doentes e intoxicadas.

Se a mesma sensação atingisse todas as pessoas em torno da fogueira e o mesmo fenômeno se verificasse outras vezes que se queimassem galhos do mesmo arbusto, este seria reconhecido como o responsável pelas propriedades alcançadas.

Os egípcios usaram as substâncias aromáticas há milhares de anos antes de Cristo para fins medicinais e cosméticos, bem como para embalsamar os corpos de seus mortos usando as propriedades dos óleos para preservar e conservar o corpo, por isso embebiam os tecidos em óleos essenciais Para preservar o corpo em outra vida, como era sua crença.

Os órgãos internos eram removidos e a cavidade era preenchida com Cássia e Mirra. O corpo era deixado para desidratar por 70 dias e depois envolto em bandagens impregnadas com óleo de Cedro e outros.

Na hora do funeral o corpo era decorado com flores e uma prece oferecida ao deus Hórus, pedindo que concedesse seu perfume ao corpo.

As qualidades antissépticas dos óleos essenciais usados no processo de mumificação ajudavam a preservar o corpo e os órgãos retirados.

Os óleos aromáticos eram usados pelos egípcios, gregos e romanos relacionadas com inúmeras finalidades voltada para o bem estar.

A bela Cleópatra que reinou no Egito no seco 30 a. C usou óleos essenciais para seduzir Marco Antônio. Ela inalava essas substâncias aromáticas, fazia com que seus servos espalhassem no seu corpo óleos raros e banhava-se em misturas de rosas e mirra.





BENEFÍCIOS

 

 

  • Aliviar ou combater infeções dermatológicas. Exemplo: os eczemas, a psoríase,  a acne e para atenuar cicatrizes e manchas na pele.

 

  • Devido a seus efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, a aromaterapia é eficaz para aliviar dores musculares, dores de cabeça e reduzir inflamações.

 

  •  A aromaterapia  é muito usada para combater o estresse e o tratamento de desiquilíbrios no sistema nervoso como a ansiedade, a insônia, a depressão, etc. Trata-se de uma terapia que
    pode ajudar-nos a recuperar energia e harmonia, proporcionando um estado de equilíbrio tanto mental como espiritual.

 

 

 

INDICAÇÕES

   

O aromaterapia pode ser usada em :

  • óleos ou cremes de massagens;
  •  sabonetes;
  •  inalações;
  •  banhos de imersão;
  •  escalda-pés;
  •  compressas;
  •  aromatização de ambientes entre outros.

 

 

 

Aromaterapia na Casa Estrelas Ciganas





A Casa Estrelas Ciganas é filiada ao Sinaten – Sindicato dos Terapeutas Naturistas.

Dalillá Ferrari tem mais de 20 anos como terapeuta.

Os cursos ministrados no seu espaço são destinados a todos os que querem se desenvolvem para aplicar no seu dia-a-dia, como aperfeiçoamento como ser humano ou como formação para serem credenciados pelo Sinaten e exercer a atividade de terapeuta naturista.
A carga horária mínima para tirar a carteira corresponde a 10 cursos dentro do portfólio da Casa Estrelas.

A Casa Estrelas Ciganas trabalha com a aromaterapia em 3 linhas:

1.Consulta individual com hora marcada.

2.Curso de aromaterapia  em grupo conforme demanda ou individual. Grupos mínimos de 5 alunos aos finais de semana. Curso que faz parte da grade para o Sinaten.

3.Tratamento terapêutico: Tratamento é baseado no mapeamento energético dos 13 raios: total 16 sessões. Dentro deles a aromaterapia poderá ser aplicada conforme a necessidade do cliente. 

 

INVESTIMENTO E AGENDAMENTO