O QUE É CARTOMANCIA?

 

Cartomancia é conhecida  popularmente como o método de adivinhação que usa cartas (como baralho, cartas ciganas ou tarot) para prever o futuro.  Todavia graças ao trabalho sério de muitos estudiosos dessa área ao longo dos anos, a adivinhação é substituída pelo interpretação do simbolismo contido em cada carta com o objetivo de orientar e direcionar o ser humano na sua jornada de vida no aqui e agora.

Um futuro bom ou ruim tem ligação direta com o presente, assim,a abordagem de como viver cada dia do hoje ganha relevância.

O presente de hoje foi o futuro de ontem e será o passado de amanhã.



Há uma infinidade:

 

Cartas Ciganas

Oráculo dos Anjos

Oráculo de Osho

Oráculo das Forças da Natureza (orixás)

Oráculo das Flores

Oráculo das Bruxas

Tarô de Marselha

Oráculo das Deusas

Oráculo do Amor

Entre outros.




UM POUCO DE HISTÓRIA

 

A origem da cartomancia é muito controversa e alguns historiadores concordam e reconhecem que não se trata de uma invenção casual. Como o professor de Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco, Sávio Antunes, para ele “Existem diversas influências sobre essa arte mística, sua origem pode ser bem mais antiga do que se sabe até hoje”. Assim, hindus, caldeus, anjos e inclusive extraterrestres também podem ser os criadores das cartas. 

Segundo o site Bruxaria. net, os mais antigos documentos relacionados às cartas datam do século 14. As primeiras cartas não tinham nome nem numeração, somente sua expressão simbólica. Apenas a partir do século XIX, o tarô começou a ser estudado definitivamente pelos grandes ocultistas. No século XX, se popularizou entre os esotéricos.

Desde seu aparecimento na Europa, a prática era vista de forma lúdica e mística e como uma atividade feminina.  O primeiro homem a jogar as cartas foi um fabricante de perucas francês chamado Etteila, no século 18, considerado o primeiro cartomante moderno. Ele foi pioneiro no uso do tarô para adivinhações individuais e comerciais, fazendo fortuna.Contudo, o ocultista francês, Eliphas Levi é tido como o principal decodificador do tarô. Portanto, Lévi, e não Etteilla, é considerado por alguns o verdadeiro fundador das modernas escolas de Tarô.

Já no site Cartomantes, encontramos a referência a uma das mais renomadas cartomantes de todos os tempos foi Marie Anne Adelaide Lenormand, conhecida como Mademoiselle Lenormand, aristocrata francesa nascida em 1772, tinha entre seus clientes figuras históricas como Robespierre, Napoleão Bonaparte e sua esposa Josephine, entre outras personalidades da época.

Ela criou duas versões do baralho Cigano: o Petit Lenormand, considerado um dos melhores sistemas divinatórios, com informações de pessoas e de tempo, constituído de 36 cartas, detalha a vida dos consulentes, e o Grand Lenormand que possui as mesmas virtudes, no entanto, muito difícil de interpretar.

O professor Sávio ressalta que “o povo cigano, entendendo as benefícios e facilidades desse baralho, passou a utilizá-lo, espalhando-o por toda a Europa”. Por conta disso, o nome de Madame Lenormand é sempre associado aos ciganos, tornando-se um grande expoente da cartomancia mundial.

O simbolismo das cartas do tarô é muito profundo e tem despertado a atenção de vários estudiosos. Entre eles o psicólogo suíço, Carl Gustav Jung, ele concluiu que as figuras do tarô funcionam como arquétipos do mundo ocidental. Pelo seu elevado grau de simbolismo, o tarô oferece uma vasta gama de interpretações. Não só em função do método de leitura, como também pelos vários tipos de baralhos utilizados atualmente pelas muitas correntes de tarólogos.

Fonte: http://cartomantesrecife.blogspot.com.br/2012/05/historia-e-os-misterios-da-origem-da.html

 


A Cartomancia dentro da Tradição Cigana de Família  da Casa Estrelas Ciganas

A CARTOMANCIA É UM DOS PRINCIPAIS ORÁCULOS USADOS PELO POVO CIGANO.

CADA POVO TEM SEU ESTILO DE LEITURA; ENTRETANTO DENTRO DA TRADIÇÃO DA CASA ESTRELAS CIGANAS, A INTUIÇÃO ALÉM DO CONHECIMENTO, É UM DOS FATORES MUITO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA BOA INTERPRETAÇÃO, CONSIDERANDO QUE NA VIDA DO SER HUMANO UMA BOA ORIENTAÇÃO, PODERÁ AJUDÁ-LO A TER UMA TRAJETÓRIA DE VIDA COM PLENITUDE EM TODOS OS SEGMENTOS.

 NA CASA CIGANA O ORÁCULO PRINCIPAL SÃO AS CARTAS CIGANAS, MAS TAMBÉM SÃO LIDOS DIVERSOS OUTROS TIPOS DE CARTAS:

TARÔ DE MARSELHA, OSHO, DOS ANJOS, DO AMOR, DOS ORIXÁS, ETC.


Na leitura de cartas na tradição da Casa Estrelas Ciganas se utiliza o significado dos 13 raiosna interpretação.

 

A Casa Estrelas Ciganas trabalha com a cartomancia em 2 linhas:

1.Consulta individual com hora marcada.

2.Curso de cartomancia  em grupo conforme demanda ou individual. Grupos mínimos de 5 alunos aos finais de semana. 

INVESTIMENTO E AGENDAMENTO