O QUE É CROMOTERAPIA?

 

A palavra tem origem no grego "khrôma" que significa "cor".

A cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.

A cromoterapia é a ciência que estuda as diferentes cores e sua ação energética para fins terapêuticos. Ela utiliza estímulos com determinadas freqüências luminosas para restaurar, manter ou alternar as vibrações do corpo que resultam em saúde, física e mental, bem-estar e harmonia. Quando há o excesso ou ausência de uma determinada cor, ocorre o que os cromoterapeutas chamam de desequilíbrio energético, levando o organismo a responder negativamente, gerando distúrbios físicos, mentais e emocionais.

O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. Sem luz não há vida e dessa maneira, o homem e a natureza recebem a luz solar e esta se decompõe em sete raios principais que são distribuidos por todos os nossos corpos, físico e energético. Se houver desequilíbrio dessas cores, as doenças refletem-se no nosso corpo físico e adoecemos.

Essa ciência tem diversas técnicas para a sua aplicação.

Uma das mais modernas é a uso da acupuntura de luz: Beamer Light Pen.

O Beamer Light Pen é um técnica de equilíbrio dos chakras e de todo o sistema sutil através do uso da caneta cromática da AURA-SOMA, que emprega energias vivas de cristais, minerais, ervas, essências e plantas. A caneta cromática possui em seu interior uma lâmpada e, na ponta, um lugar para encaixar ampolas de vidro com as mesmas combinações bicolores dos frascos Equilibrium da AURA-SOMA. Quando a lanterna é acesa, a luz passa pelos líquidos coloridos, ativando-os e permitindo que se direcione esta energia para partes específicas do corpo como os pontos e meridianos de acupuntura, nadis, chakras, etc.


 

 




UM POUCO DE HISTÓRIA

 

Cromoterapia vem sendo utilizada desde a antiga Grécia, nos tempos de luz e cor de Heliópolis, no antigo Egito, nas antigas civilizações da Índia e da China, nas Américas pelos Astecas, Maias e Incas.

Na Grécia muitos filósofos-médicos foram absorver o conhecimento da ciência médica na fonte egípcia, com os sacerdotes-médicos.

A Cromoterapia está intimamente ligada ao antigo Egipto assim como a própria Medicina. O vínculo da Medicina ao Egito data de 2800 a.C. com Imhotep, considerado o Pai Universal da Medicina, pois foi ele quem escreveu os primeiros livros de Medicina, em rolos de papiros. E também foi ele quem fundou a primeira Escola de Medicina.

Séculos mais tarde, Hipócrates (460-377 a.C.), médico grego, esteve no Egipto estudando a matéria Médica com os sacerdotes-médicos, durante três anos. De retorno a Cós, sua cidade natal, fundou a primeira Escola de Medicina da Grécia e elaborou o Juramento Médico baseado nos escritos de Imhotep.

Também o tratamento médico com o uso de cores se iniciou no Egito, conforme pesquisas do Dr. Paul Galioughi, autor do livro “La Médicine des Pharaons”, onde relata como os sacerdotes-médicos tratavam os doentes com as cores, utilizando-se de flores e pedras preciosas.

Foi a partir do século XVII que um cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe pesquisou por 40 anos as cores e sua bioinformação.

Os especialistas e estudiosos acreditam que as células humanas possuem propriedades de luz e que dependendo da harmonização dessas células, ocorrem modificações no sistema de informação do corpo. Elas são importantes para avaliar como sofrem essas modificações auxiliando a cura nas doenças.

A CROMOTERAPIA consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata. Essa relação foi ratificada pela OMS em 1983, através do Diretor Geral da World Health Organization-OMS, Dr. Halfdan Mahler, e pelo Diretor do Programa de Medicinas Tradiconais da OMS, Dr. Robert Bannerman. E no Brasil, a oferta de tratamentos complementares já acontece no SUS (Sistema Único de Saúde) desde 2006, quando o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PIC). 

  

As principais cores usadas no tratamento são:

As cores utilizadas no tratamento são as seguintes: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Vermelho – possui efeito estimulante e atua para a melhora da circulação sanguínea.

Laranja – possui efeito descongestionante.

Amarelo – possui efeito estimulante do sistema linfático e intestinal.

Verde – possui efeito de equilíbrio nas funções cerebrais.

Azul – possui efeito analgésico, relaxante e reconstrutor.

Anil/Ciano – possui efeito calmante, auxiliando o equilíbrio dos distúrbios emocionais e mentais.

Violeta – possui efeito desintoxicante, calmante atuando no equilíbrio do sistema nervoso, células e tecidos.



BENEFÍCIOS

 

 

  • Bem- estar físico e mental 

  • Diminui o cansaço físico

  • Diminui os transtornos do sono

  • Auxilia no tratamento de dores de cabeça

  • Estimula o Sistema Nervoso Central

  • Melhora o funcionamento do coração

  • Alívio dos sintomas de determinada doença através da cor absorvida pelo corpo

  • Melhora a circulação sanguínea entre outros

 

 

 

INDICAÇÕES

   

A cromoterapia - aplicações:

 

  • Alimentação Natural
  • Mentalização
  • Roupas
  • Lanternas coloridas
  • Contato com a natureza
  • Água energizada
  • Entre outros

 

 

 

Cromoterapia na Casa Estrelas Ciganas





A Casa Estrelas Ciganas é filiada ao Sinaten – Sindicato dos Terapeutas Naturistas.

Dalillá Ferrari tem mais de 20 anos como terapeuta.

Os cursos ministrados no seu espaço são destinados a todos os que querem se desenvolvem para aplicar no seu dia-a-dia, como aperfeiçoamento como ser humano ou como formação para serem credenciados pelo Sinaten e exercer a atividade de terapeuta naturista.
A carga horária mínima para tirar a carteira corresponde a 10 cursos dentro do portfólio da Casa Estrelas.

A Casa Estrelas Ciganas trabalha com a cromoterapia em 3 linhas:

1.Consulta individual com hora marcada.

2.Curso de cromoterapia  em grupo conforme demanda ou individual. Grupos mínimos de 5 alunos aos finais de semana. Curso que faz parte da grade para o Sinaten. 

3.Tratamento terapêutico: Tratamento é baseado no mapeamento energético dos 13 raios: total 16 sessões. Dentro deles a cromoterapia poderá ser aplicada conforme a necessidade do cliente. 

 

INVESTIMENTO E AGENDAMENTO