O QUE É ESPARADRAPOTERAPIA?



Esparadrapoterapia é uma técnica de tratamento que utiliza colagem de fitas adesivas em forma de espiral contra edemas e dores nos músculos e articulações, resultando numa recuperação rápida e simples de lesão e do restabelecimento do equilíbrio geral do organismo, sem imobilizar o local da lesão. Contra indicado para pessoas com alergia ao esparadrapo (nestes casos pode usar esparadrapo antialérgico, mas é importante testar antes) e aqueles que tem peles muito sensíveis, como a de bebês e de idosos.  



UM POUCO DE HISTÓRIA

 


Em 1980, surgiram as primeiras experiências com a técnica do esparadrapo, esta técnica terapêutica, que utiliza como equipamento fita adesiva específica ou esparadrapos sem qualquer medicamento, tendo como principal objetivo combater ou diminuir o quadro álgico. Acredita-se que, este recurso, de acordo com a disposição das fitas de esparadrapo e de sua largura, ativa a microcirculação, melhorando assim a irrigação sanguínea no local da aplicação, levando desta forma ao alívio da dor e até mesmo a abolição desta. Relatos históricos mostram que desde a pré- história o ser humano utiliza as bandagens, cataplasmas, no tratamento de lesões músculo-esqueléticas. A técnica do Esparadrapo terapiafoi aprimorada por Nobutaka Tanaka que observou durante suas aplicações de bandagens espirais que, ao modificar o sentido da aplicação espiral da direita para a esquerda e/ou vice-versa, alterava o resultado da recuperação. Sua pesquisa empírica também demonstrou que a largura da faixa influenciava o resultado do tratamento. Os melhores resultados foram obtidos entre 3 a 5 milímetros de largura. Esta técnica é utilizada com bastante sucesso no Japão, e até mesmo no tratamento e prevenção de lesões musculoesqueléticas dos atletas deste local.

Fonte: http://www.espacoandaluz.com.br/#!esparadrapo-terapia/c1h3r







BENEFÍCIOS

  • É uma terapia indolor e dispensa o uso de medicamentos;
  • Distensões; 
  • Relaxamento das tensões musculares;
  • Diminuir edemas; 
  • Melhorar a mobilidade e o desempenho nas atividades;
  • Auxiliar a realinhar a postura em desequilíbrio; 
  • Entre outros  

 

INDICAÇÕES

   

  • Ajuda na prevenção e tratamento de lesões nos esportes;
  • É indicada principalmente para doenças como reumatismo, artrite, lesões originadas por práticas esportivas ou decorrentes de esforço repetitivo (LER), além de outros distúrbios osteo-musculares relacionados ao trabalho.


 

 

 

Esparadrapoterapia na  Casa Estrelas Ciganas



A Casa Estrelas Ciganas é filiada ao Sinaten – Sindicato dos Terapeutas Naturistas.
Dalillá Ferrari tem mais de 20 anos como terapeuta.

Os cursos ministrados no seu espaço são destinados a todos os que querem se desenvolvem para aplicar no seu dia-a-dia, como aperfeiçoamento como ser humano ou como formação para serem credenciados pelo Sinaten e exercer a atividade de terapeuta naturista.
A carga horária mínima para tirar a carteira corresponde a 10 cursos dentro do portfólio da Casa Estrelas.

A Casa Estrelas Ciganas trabalha com a esparadrapoterapia em 3 linhas:

1.Consulta individual com hora marcada.

2.Curso de esparadrapoterapia  em grupo conforme demanda ou individual. Grupos mínimos de 5 alunos aos finais de semana. Curso que faz parte da grade para o Sinaten.

3.Tratamento terapêutico: Tratamento é baseado no mapeamento energético dos 13 raios: total 16 sessões. Dentro deles a esparadrapoterapia poderá ser aplicada conforme a necessidade do cliente. 

 

INVESTIMENTO E AGENDAMENTO