O QUE É MASSOTERAPIA?

 

Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais.

Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/Massagem

 

Massoterapia é a aplicação de técnicas de massagem para finalidade terapêutica, anti-estresse, relaxamento, estética e esportiva. A massoterapia utiliza-se da manipulação manual dos tecidos moles do corpo, sendo que alguns massoterapeutas também podem realizar movimentos nas articulações do cliente e fazer aplicações de calor, frio e vibrações.

Há diversas técnicas como:

1)    Massagem relaxante

2)    Massagem shiatsu

3)    Massagem ayurvédica

4)    Drenagem linfática manual

5)    Massagem modeladora

6)    Massagem com pedras quentes

7)    Massagem com velas

8)    Massagem com cristais

9)    Massagem com bambu

10)Entre outras

 




UM POUCO DE HISTÓRIA

 

Dentre todas as terapias, a massagem é a mais elementar e a mais antiga. Sua História e evolução remontam às mais afastadas épocas da vida humana sobre a terra.

A primeira massagem, realizada pelo homem, aconteceu quando este, instintivamente, esfregou sua pele para aliviar a dor de um traumatismo qualquer. Desde as mais remotas civilizações pré-colombianas temos escritos que falam sobre a massagem.

A massagem oriental é considerada aquela que se originou na China e chegou ao Japão através da Coréia. Sistemas de terapia que se desenvolveram na área do Rio Amarelo incluem Acupuntura e Massagens Anma, todas elas amplamente praticadas no Japão nos dias atuais.

Ao longo do tempo, várias civilizações antigas ocidentais usaram a massagem como prática frequente e a indicavam nos esportes e nos tratamentos das doenças. Os primeiros registros de massagem com o meio terapêutico vêm do chamado pai da Medicina, Hipócrates. Ele dizia que um médico dever ter conhecimentos variados de tratamentos, inclusive o da massagem. Segundo ele o método de friccionar uma parte do corpo pode unir uma junta que está folgada ou afrouxar uma junta que está muito rígida.

Os gregos usavam o método de massagear um local dolorido era um dos principais meios de se aliviar ou curar uma dor. Os romanos também eram grandes apreciadores da massagem, inclusive o imperador Júlio César, segundo relatos históricos. Júlio César tinha epilepsia e para aliviar sua neuvralgia (dor em um nervo no sentido de suas ramificações) e de fortes dores de cabeça, passava diariamente por sessões de beliscões para estimular a produção de endorfina, diminuindo sua dor.

No Ocidente, durante longo período desde a Idade Média até final do século XlX, a massagem esteve esquecida e obscura, tendo sido praticada somente por curiosos e leigos, não merecia a atenção dos médicos que nela não reconheciam valor terapêutico.

Com o fim da Idade Média, a massagem veio ter avanços na Inglaterra, com a utilização de uma técnica de aplicação de fricção profunda para estruturas articulares ou não. Na Alemanha, foi descoberto que a aplicação de força sobre uma parte do corpo poderia trazer benefícios à partes distintas e, por vezes distantes daquela pressionada a chamada zona reflexiva. Foi o Dr. Henry Pahr Ling, no final do século passado, que reintroduziu a massagem como recurso terapêutico nos meios médicos de todo o mundo.

Atualmente há muitas técnicas desenvolvidas no campo da massoterapia e há tendência é dessa inovação continuar.

Fonte:http://massoterapiahoje.blogspot.com.br/2012/02/historia-da-massoterapia.html





BENEFÍCIOS

 

 

  • Massoterapia alivia dores musculares e estimula a circulação sanguínea. 
  • A massagem auxilia o sistema linfático, o que ajudaria a eliminar os resíduos metabólicos no corpo. A drenagem linfática utiliza a massagem para esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática.
  • Ajuda a reduzir inchaços
  • Realinhamento postural
  • Relaxante
  • Entre outros.

 

 

 

INDICAÇÕES

   

A massoterapia pode ser usada :

  • Somente com as mãos;
  • Com bambu;
  • Velas;
  • Pedras;
  • Cremes e óleos;
  • Entre outros.

 

 

 

Massoterapia na Casa Estrelas Ciganas


A Casa Estrelas Ciganas é filiada ao Sinaten – Sindicato dos Terapeutas Naturistas.
Dalillá Ferrari tem mais de 20 anos como terapeuta.

Os cursos ministrados no seu espaço são destinados a todos os que querem se desenvolvem para aplicar no seu dia-a-dia, como aperfeiçoamento como ser humano ou como formação para serem credenciados pelo Sinaten e exercer a atividade de terapeuta naturista.
A carga horária mínima para tirar a carteira corresponde a 10 cursos dentro do portfólio da Casa Estrelas.

A Casa Estrelas Ciganas trabalha com a massoterapia em 3 linhas:

1.Consulta individual com hora marcada.

2.Curso de massoterapia em grupo conforme demanda ou individual. Grupos mínimos de 5 alunos aos finais de semana. Curso que faz parte da grade para o Sinaten.

3.Tratamento terapêutico: Tratamento é baseado no mapeamento energético dos 13 raios: total 16 sessões. Dentro deles a massoterapia poderá ser aplicada conforme a necessidade do cliente. 

 

INVESTIMENTO E AGENDAMENTO