O QUE É A DISCIPLINA: TÉCNICAS CORPORAIS?


É um conjunto de técnicas que possibilitam que o indivíduo exerça a capacidade de expressar emoções, sentimentos com o corpo.  É uma disciplina que permite através do estudo e da profundidade do emprego do corpo numa linguagem própria, específica, entender e decodificar por códigos preconcebidos um modo de comunicação.

O aluno irá aprender no curso como abordar cada ser usando técnicas de expressão corporal relacionadas a essência da pessoa que estiver tratando permitindo criar uma ponte de comunicação entre eles que servirá de facilitador durante as sessões de terapia.

De modo geral, a expressão corporal nos permite entre outras coisas:

  • Possibilitar o desenvolvimento afetivo, social e intelectual na medida em que nos dá a possibilidade de estruturar e exprimir o pensamento, de criar e desenvolver nosso equilíbrio emocional, formar nosso caráter e de afirmar nossa própria identidade.

Dentro do universo da expressão corporal são utilizadas várias técnicas para o seu desenvolvimento e durante o curso é dado o enfoque terapêutico de como lidar com essas técnicas.





UM POUCO DE HISTÓRIA

 

A expressão corporal e consequentemente a origem de técnicas corporais nasceu com o ser humano.

No registro histórico não se pode falar que a um início, mas sim o desenvolvimento de cada movimento influenciado por uma determinada cultura ou região.

Há várias técnicas e entre elas:

Música: A palavra música, do grego mousikê, que quer dizer "arte das musas", é uma referência à mitologia grega e sua origem não é clara. Muitos acreditam que a música já existia na pré-história e se apresentava com um caráter religioso, ritualístico em agradecimento aos deuses ou como forma de pedidos pela proteção, boa caça, entre outros.

Dança: Antes do homem se exprimir através de uma linguagem oral, ele dançou. A dança foi à expressão do homem através da linguagem gestual. O homem estabeleceu posteriormente todo um código de sinais, gestos e expressões fisionômicas ao qual imprimiu vários ritmos. A dança então foi à primeira manifestação de comunicação do homem.

Meditação: Segundo a arqueologia a evolução humana atingiu a capacidade cerebral que conhecemos hoje há cerca de cinquenta mil anos. No entanto na pré-história ocorreu a domesticação do fogo por volta de oitocentos mil anos atrás. Os homens pré-históricos faziam fogueiras permanecendo em torno delas para se aconchegar e se proteger. Nestas ocasiões podem ter ocorrido as primeiras experiências meditativas, focando a atenção nas chamas por horas, alterando o seu padrão de luta-fuga em troca de um estado alterado, mais calmo e de repouso (JOHNSON, 1995).

Teatro: A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.

 






BENEFÍCIOS

  

  • Autoconhecimento;
  • Sociabilização;
  • Criatividade;
  • Ajuda na habilidade de comunicação;
  • Auxilia para a redução do estresse e ansiedade;
  • Ajuda no combate a depressão;
  • Desenvolve  a comunicação;
  • Entre outros. 

INDICAÇÕES

   

A disciplina técnicas corporais - aplicações:

 

  • Dança
  • Música
  • Artes Plásticas
  • Técnica de relaxamento
  • Técnica de meditação
  • Técnica de respiração
  • Teatro
  • Entre outras

 

 

 

Técnicas Corporais na Casa Estrelas Ciganas


A Casa Estrelas Ciganas é filiada ao Sinaten – Sindicato dos Terapeutas Naturistas.

Dalillá Ferrari tem mais de 20 anos como terapeuta.

Os cursos ministrados no seu espaço são destinados a todos os que querem se desenvolvem para aplicar no seu dia-a-dia, como aperfeiçoamento como ser humano ou como formação para serem credenciados pelo Sinaten e exercer a atividade de terapeuta naturista.
A carga horária mínima para tirar a carteira corresponde a 10 cursos dentro do portfólio da Casa Estrelas.

A Casa Estrelas Ciganas trabalha com a disciplina técnicas corporais  em 3 linhas:

1.Consulta individual com hora marcada.

2.Curso de técnicas corporais em grupo conforme demanda ou individual. Grupos mínimos de 5 alunos aos finais de semana. Curso que faz parte da grade para o Sinaten. 

3.Tratamento terapêutico: Tratamento é baseado no mapeamento energético dos 13 raios: total 16 sessões. Dentro deles a disciplina técnicas corporais poderá ser aplicada conforme a necessidade do cliente. 

 

INVESTIMENTO E AGENDAMENTO