O QUE É TERAPIA FLORAL?

 

Terapia Floral é uma terapia que usa essências florais. Essências Florais denomina-se um preparado natural e artesanal, que age como princípio catalisador que ativa processos de expansão e transformação da consciência, despertando talentos, virtudes e potenciais latentes, favorecendo e possibilitando a restauração da harmonia e equilíbrio do ser. Por sua característica não física, as Essências Florais não têm impactos diretos sobre a bioquímica do corpo. Elas não são medicamentos homeopáticos ou alopáticos e, portanto, não substituem a necessidade de utilização destes e /ou cuidados médicos ou psicológicos. Elas podem ser utilizadas como uma complemento aos outros tratamentos.  





UM POUCO DE HISTÓRIA

 

O uso de plantas e flores no tratamento humano é muito antigo. Há mais de mil anos antes de Cristo as flores já eram utilizadas com este objetivo. Os aborígines australianos comiam flores para obter os seus efeitos, os egípcios, africanos e malaios já faziam uso das flores para tratar de desequilíbrios emocionais. Há registros de que Paracelsos no século XVI, já utilizava as essências florais para tratar os desequilíbrios emocionais de seus pacientes. Mas foi o Dr. Edward Bach, médico bacteriologista, quem introduziu a utilização das essências florais ultra diluídas.

O Dr. Edward Bach (1886-1936) nasceu em Moseley, na Inglaterra, formou-se médico pela Faculdade de Medicina de Birmingham e especializou-se em bacteriologia, imunologia e saúde pública.

O Dr. Bach foi um pioneiro que descobriu a ligação entre o estresse e as doenças, muito antes que a maioria dos médicos contemporâneos começasse a se dedicar a essa questão (GERBER, 2002). Em seus estudos o Dr. Edward Bach constatou que a energia sutil da flor, que constitui seu campo vibracional, se assemelhava ao campo vibracional de algumas pessoas que apresentavam determinados desequilíbrios e estabeleceu a relação entre as essências e os problemas.

Em seis anos de pesquisas (entre 1930 e 1936) descobriu os 38 remédios florais, conhecidos como “Florais de Bach”, que suavemente aliviam as aflições e ajudam a prevenir doenças, e escreveu os fundamentos de sua nova medicina. 

Faleceu em 27 de novembro de 1936 poucas semanas após ter falado aos seus colaboradores que sua missão neste mundo havia terminado. 

A Terapia Floral, também chamada de medicina da alma, foi criada pelo médico inglês Edward Bach.






BENEFÍCIOS

 

 

    • Embora não seja único, é o principal instrumento utilizado para o equilíbrio das emoções e dos comportamentos mentais. Pode ser usado de maneira complementar, integrando-se perfeitamente em todo tipo de tratamento (nutricional, homeopático etc.).

     

     

     

    • É indicada para o tratamento de desequilíbrios emocionais, afetivos, psíquicos e comportamentais. Por isso, é utilizada no tratamento de medos, pânico, traumas, TOC, compulsões, carências emocionais, irritabilidade, depressão, insegurança, autoritarismo, apatia, desatenção, dificuldade de aprendizado, humor instável e outros.

     

     

     

     

     

INDICAÇÕES

   



A terapia floral pode ser usada :

  • na água para beber;
  • inalações;
  • aromatização de ambientes entre outros.

 

 

 

 

 

 

Terapia Floral na Casa Estrelas Ciganas

A Casa Estrelas Ciganas é filiada ao Sinaten – Sindicato dos Terapeutas Naturistas.
Dalillá Ferrari tem mais de 20 anos como terapeuta.

Os cursos ministrados no seu espaço são destinados a todos os que querem se desenvolvem para aplicar no seu dia-a-dia, como aperfeiçoamento como ser humano ou como formação para serem credenciados pelo Sinaten e exercer a atividade de terapeuta naturista.
A carga horária mínima para tirar a carteira corresponde a 10 cursos dentro do portfólio da Casa Estrelas.

A Casa Estrelas Ciganas trabalha com a terapia floral em 3 linhas:

1.Consulta individual com hora marcada.

2.Curso de terapia floral  em grupo conforme demanda ou individual. Grupos mínimos de 5 alunos aos finais de semana. Curso que faz parte da grade para o Sinaten.

3.Tratamento terapêutico: Tratamento é baseado no mapeamento energético dos 13 raios: total 16 sessões. Dentro deles a terapia floral poderá ser aplicada conforme a necessidade do cliente. 

 

INVESTIMENTO E AGENDAMENTO