Páscoa Sagrada
- Por Casa Estrelas
- •
- 16 abr., 2019
- •
Páscoa dentro da Tradição Cigana

A imagem de Jesus pintada por uma menina de 8 anos de idade

Após 2000 mil anos, as tâmaras voltam a germinar em Israel.
Árvore bíblica que brotou de semente de 2000 anos gera descendentes em Israel
"A tradição judaica fala que as tamareiras da Terra Santa chegaram a Israel trazidas do Egito após o Êxodo.
Mas, a história conta que esse tipo específico ficou extinto por quase dois mil anos. E isso aconteceu por conta da ação dos romanos na época que cortaram todas as tamareiras da Judeia para prejudicar a economia do lugar.
O “milagre” aconteceu em 1973.
O arqueólogo israelense Ehud Netzer, da Universidade Hebraica de Jerusalém durante uma viagem de exploração encontrou um pote cheio de sementes de tâmara. Em uma conversa informal com a doutora Elaine Solowey (diretora do Instituto de Estudos Ambientais Arava, no Kibbutz Ketura, localizado no extremo sul de Israel) relatou que as guardava em um depósito por 31 anos como artefato histórico já que imaginava ser impossível germinação.
Elaine, uma especialista em ervas medicinais em vias de extinção, ao ouvir tal informação , desafiou-se a fazer aquelas sementes brotarem.
E em 2005, após uma série de procedimentos científicos avançados, a tamareira germinou e foi carinhosamente apelidada de ‘Matusalém’, uma referência ao mais longevo personagem bíblico."

Peixe sim! Porco não!

Dentro da tradição cigana muitas vezes esquecemos que há ciganos cristãos e em especial ciganos judeus que cultuam cada um a sua maneira os preceitos da Páscoa.
Realizar os ritos da tradição cigana compartilhando o pão com uma pitada de sal e açúcar e bebendo o vinho fortalece esse laço e nos liga aos nossos ancestrais. Então busquemos fortalecer esses ritos que fortalecem nossa fé e nos reconectam ao nosso divino, nossa rosa de ouro conforme nossa mãe espiritual Badjá Consuelo sempre nos fala.
Trouxe essa história milagrosa das tâmaras para lembrá-los que ela tem o doce da vida e traz a fertilidade, a abundância e a família. Ela é a própria ave Fênix em forma de fruta. Então como um símbolo de renascimento nos ritos ciganos é muito apropriado tê-la.
Reforço também que há ciganos judeus e que portanto, não comem carne de porco durante todo o ano.
Ritual do lava - pés

A todos os irmãos deixo aqui um convite para virem nessa quinta-feira santa entre 18 e 21 horas receber uma benção especial e também participar desse ritual de lava - pés que há mais de 21 anos é realizado a pedido da égregora espiritual cigana dessa casa para trazer o espírito da humanidade e fraternidade entre os homens e nos fazer sintonizar com Aquele que é "O Príncipe da Paz".
Feliz Páscoa
Dalillá Ferrari
Casa Estrelas Ciganas
